domingo, 28 de Abril de 2024  00:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-12-2012

Aveiro: Professor da Universidade de Gent e escritor moçambicano distinguidos no aniversário da UA.


O professor belga Michel Waroquier, da Universidade de Gent, e o escritor e académico moçambicano João Paulo Borges Coelho são, este ...

O professor belga Michel Waroquier, da Universidade de Gent, e o escritor e académico moçambicano João Paulo Borges Coelho são, este ano, agraciados com o título de doutores “Honoris Causa” pela Universidade de Aveiro, na cerimónia que assinala o 39.º aniversário desta instituição.

A sessão tem início às 15h00 de segunda-feira (17), no auditório da Reitoria, e conta com as tradicionais intervenções do Reitor e do presidente da Associação Académica. Ainda no âmbito das comemorações, a academia oferece à cidade um concerto comemorativo do seu aniversário e de Natal, na Sé de Aveiro, a partir das 21h30.

Serão entregues prémios e bolsas de mérito a 61 estudantes de sucesso da UA, revelado o Prémio João Branco de Investigação em Design e concedido o Prémio Literário Aldónio Gomes. Atribuído em março deste ano, o galardão distinguiu a obra “Duas peças com História(s)”, que inclui “O livro de Simão de Sagres” e “Duas mulheres e um teatro”, da autoria de Armando Nascimento Rosa.

O mais alto título académico será entregue a Michel Waroquier e João Paulo Borges Coelho. José Fernando Mendes, Vice-reitor para a investigação, e Eugénio Lisboa, antigo docente no Departamento de Línguas e Culturas, e também ele Honoris Causa pela UA, são os padrinhos dos homenageados.

A cerimónia é palco ainda da assinatura de dois protocolos de parceria. O primeiro com José Moças - um homem que se tem dedicado a pesquisar, descobrir e recolher o espólio do fado espalhado pelo Mundo - para a doação da sua coleção à UA. O arquivo fonográfico da UA vai assim acolher 4500 discos a 78 rpm, gravados entre 1900 e 1950, de música portuguesa, mas sobretudo, de fado.

Um segundo documento será formalizado com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro – CIRA para a iniciação de projectos e consolidação de ações de colaboração em curso.

Os festejos prosseguem, a partir das 17h30, na Livraria da UA, com o lançamento do livro “Acta Est Fabula Memórias – I – Lourenço Marques (1930 – 1947) ”, da autoria de Eugénio Lisboa. O novo livro de uma das mais marcantes personalidades da vida cultural portuguesa, retrata as vivências do autor na cidade de Lourenço Marques, em Moçambique, nas décadas de 30 e de 40 do século XX. A obra é apresentada por Jorge Martins, o seu primeiro editor e um amigo de longa data.

À noite, pelas 21h30, na Sé de Aveiro, realiza-se o concerto de Aniversário e de Natal. A Orquestra Filarmonia das Beiras apresenta-se em palco, acompanhada pelos solistas Isabel Alcobia (soprano), Fernando Guimarães (tenor), Nuno Dias (baixo) e Nuno de Araújo Pereira (barítono) e pelo coro do Departamento de Comunicação e Arte da UA. Dirigidos pelo maestro António Vassalo Lourenço, os músicos interpretam a peça “A infância de Cristo”, do compositor francês Hector Berlioz. O espetáculo tem entrada livre.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®